sexta-feira

Hoje é o Dia Nacional do Livro Didático
Nesse finalzinho de tarde e início de noite, busque seu filho(a), sente-se com ele(a) na sala e, ao invés de televisão, leia um livro para ele(a) ou com ele(a). Conte uma história, ouça uma história.

Lembre-se:
Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar o que se sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Nós todos somos aprendizes.

Jean Piaget


Baile de Carnaval...

História do Carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/carnaval/


Baile de Carnaval - Unidade II

Ontem foi o dia do esperado Baile de Carnaval. As crianças cantaram, pularam, brincaram e deram asas à imaginação. Foi muito divertido! O carnaval é uma festa muito alegre.
As fantasias, máscaras, confetes e serpentinas são como um espetáculo fascinante para as crianças. O baile foi um excelente estímulo para a imaginação de cada uma. Afinal, o carnaval é um grande jogo de faz-de-conta; um momento no qual as crianças começam a se identificar com as personagens, imitando situações e seus comportamentos.

Também não poderia faltar a alegria contagiante dos alunos da Unidade I, que caíram na folia com direito a super produção na sala da Coordenação. Tanta alegria terminou contagiando diretores, professores e funcionários; isso tudo acabou num clima da mais pura harmonia e camaradagem.Confira como foi divertido!




À todos, um ótimo feriado. Retornaremos as nossas atividades normais na quinta-feira dia 26/02/09. Até lá.

terça-feira

Como tudo começou e como somos hoje... AUTÊNTICOS!!!

Histórico

O COLÉGIO AUTÊNTICO foi fundado, por um grupo de professoras, em 1996 com o nome ATUAL, tendo uma proposta pedagógica centrada no potencial do aluno. E atendendo do pré escolar até a antiga 4ª série, oferecendo aos seus quase 100 alunos, amor, segurança. e condições de aprendizagem que superassem os livros e currículos didáticos.
Tendo em vista o crescimento e a necessidade de investimento que a escola exigia, porém, tornou-se impossível para aquele grupo de amigas manter a escola e, no ano de 1999, passaram o comando aos atuais gestores, que ficaram encantados com a proposta já existente, e também tinham em seus planos um ideal de educação diferenciada do existente tradicionalmente e que além de ter o aluno como principal motor da aprendizagem, também acreditam na força da família como berço principal da educação.
A escola tem uma significativa escalada de crescimento; amplia a oferta, abrindo o Fundamental II (compreendendo do 6º ao 9º ano); transfere a Pré Escola para um outro prédio, para uma melhor acomodação e aprendizagem; o numero de alunos cresce vertiginosamente e outros ganhos de aprendizagem e credibilidade.
Com o dinamismo dos seus gestores e uma equipe de profissionais competentes hoje o COLÉGIO AUTÊNTICO atende do Pré Escolar ao 9º Ano, com uma proposta pedagógica dando ênfase à socialização, voltada para a atenção de como a criança se desenvolve e aprende, considerando suas diferenças individuais, possibilitando seu desenvolvimento pessoal e social, harmonioso e a ampliação do seu universo cultural. Oportunizando assim uma leitura significativa de mundo, trazendo para sala de aula situações sociais reais e contextualizadas com a realidade da comunidade. Uma escola que respeita os valores humanos e as relações sociais, entregando para o mundo jovens capazes de fazer a diferença. E isto tem sido a senha para que a nossa escola hoje desfrute, na querida Campina Grande, de um conceito referencial na arte de educar.

VISÃO
Ser reconhecida na cidade de Campina Grande, uma escola referência em educação para a vida. “Uma Educação para um Novo Mundo”

MISSÃO
Proporcionar ao aluno uma aprendizagem para que os mesmos sejam homens de valores éticos, morais e profissionais, preparando-o para ser um cidadão crítico e construtor do mundo, contribuindo e servindo a sociedade para torná-la digna e justa.

VALORES
Valorização da pessoa, excelência, Integridade, Criatividade, Visão, Comprometimento, Espírito coletivo, Cidadania.

PROPOSTA PEDAGOGICA
O Colégio Autêntico tem como norte a Própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Nº. 9394, no seu ART 1º § 2º diz que “A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social”.
E esta é a proposta e prática do Autêntico: “Educar com compromisso, amor, liberdade e respeito, visando o desenvolvimento individual para o exercício da cidadania, envolvendo a percepção de vida através da teoria e prática, formando homens capazes de analisar, criticar e transformar”.
A proposta pedagógica dá ênfase à socialização e, principalmente, em comunhão com a família, voltada para a atenção de como a criança se desenvolve e aprende, considerando suas diferenças individuais, possibilitando seu desenvolvimento pessoal, social, harmonioso e com a ampliação do seu universo cultural.

Atividade Extra-Curricular
São várias atividades desenvolvidas além currículo com os alunos de forma a complementar uma larga experimentação de aprendizagem.
Viagens pedagógicas para as cidades de Areia, Recife, Olinda, Ingá, Lagoa Seca.
Semana do Transito, visita a museus, casa da cidadania, ao campo.
Passeata ecológica, noite de pijama, jogos internos, feira de ciências, mostra de folclore, aula da saudade, são João, datas comemorativas

Estrutura e Instalações
O Colégio Autêntico conta com um espaço distribuído harmoniosamente capaz de oferecer aos seus alunos condições de desenvolvimento das práticas pedagógicas.
O ambiente físico escolar, como indicador de qualidade em educação, é suficiente, de boa qualidade e bem aproveitado, um ambiente acolhedor e bem distribuído para atender às necessidades dos educandos, pais, professores e funcionários.
Espaço físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar.

Quadra de Esportes
É também um espaço privilegiado, mesmo não sendo de tamanho oficial, mas, por ter sua estrutura coberta, torna-se um recinto agradável e com todas as condições de desenvolvimento das atividades físicas e esportivas para o engrandecimento sócio desportivo do nosso aluno.

Laboratório de Informática
Outra dependência que soma à qualidade da escola é o laboratório de informática distribuído ordenadamente e equipado com tecnologia atualizada e internet, contribuindo para o aprendizado e a interação com o conteúdo programático de forma interativa e interdisciplinarmente.
Já na Biblioteca, que junto com o Laboratório de Informática faz parte deste projeto integrado de aprendizagem, além do espaço também ser privilegiado, está disponível um volumoso e atualizadíssimo acervo, contando-se com um profissional para atendimento durante todo o horário escolar.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Proposta Pedagógica
Buscamos oferecer desde o maternal, uma educação que estimule as crianças a trabalhar com o imaginário e o real como fonte de aprendizagem prazerosa e significativa, através do brincar. “Aprender a brincar de forma simbólica, representando a realidade onde vive, resgatando suas lembranças e valores, regras e fantasias, faz parte do desenvolvimento humano das crianças de hoje e sempre”, OLIVEIRA (2000:105)
Tendo como objetivos:
Promover o desenvolvimento integral da personalidade, respeito e a dignidade do ser humano;
Buscar o equilíbrio dos sentimentos e emoções
Propiciar a formação de atitudes e habilidades para a vida familiar;
Estimular a socialização dos alunos
Favorecer o desenvolvimento integral das crianças
Desenvolver atitudes favoráveis as noções básicas de higiene, responsabilidade e cooperação;
Favorecer o desenvolvimento da psicomotricidade;
Incentivar a criatividade;
Exercitar a expressão oral e as diversas formas de percepção;
Estabelecer fundamentos básicos para o aprendizado da leitura, da escrita e da numeração;
Preparar a criança para ingressar no Ensino Fundamental.

Já passaram por aqui...