quarta-feira

A relação entre clima e vegetação

CLIMA e VEGETAÇÃO são elementos naturais que  dependem um do outro. A temperatura e a quantidade de chuvas, por exemplo, influenciam nas características da vegetação.
Certas plantas somente crescem em áreas de climas quentes e úmidos. Algumas se desenvolvem em áreas de climas frios e úmidos. Outras de adaptam às áreas de climas quentes e secos.
A vegetação, por sua vez, por meio da transpiração, contribui para a elevação da umidade, favorecendo a formação das chuvas.
  • Observe os mapas e anote as características dos tipos de climas e vegetação. Socializaremos as informações em sala. 

Clima do Brasil. Fonte: adaptado de Ferreira, Graça Maria Lemos.
Atlas geográfico: espaço mundial. São Paulo: Moderna, 1998. p.11.

Fonte: ÍSOLA, Leda e CALDINI, Vera. Atlas geográfico
Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2004. p.16.

Fonte: ÍSOLA, Leda e CALDINI, Vera. Atlas geográfico
Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2004. p.16.


Bons estudos. Um ótimo dia!

sexta-feira

Origem do Dia dos Pais

Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...


Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.

O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.

Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.

Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/pai.htm
 
A todos os pais um domingo repleto de amor, união e abraços em família.

quinta-feira

A música na vida de seu filho


Dica Autêntico

Saiba como a música ajuda no desenvolvimento das crianças


Ouvir música é uma atividade muito gostosa e relaxante. E diversos estudos já comprovaram que reservar um tempinho e ligar o som ou até mesmo praticar algum instrumento musical pode ser benéfico para a saúde! Você pode conferir alguns desses estudos na matéria do site da revista Crescer.
Essa atividade é ótima, principalmente para as crianças, que estão em constante desenvolvimento. Desde a barriga da mãe, o bebê é influenciado pela tranquilidade e bem-estar da música. A educação musical – ou musicalização – tem o poder de despertar a sensibilidade, a concentração e o raciocínio lógico da criança, além de exercitar sua coordenação motora.
Se o seu filho começar a se interessar por música e gostar de ouvi-la com frequência, é interessante estimulá-lo a praticar algum instrumento. O melhor momento para o início desse aprendizado é a partir alfabetização. Ele poderá desenvolver uma habilidade até então desconhecida, bem como se divertir e conhecer amigos que também gostem de música!
A flauta e o piano são bons instrumentos para a iniciação, por não serem muito complexos de tocar. Você pode tanto inscrever seu filho em uma escola especializada quanto procurar saber se na própria escola em que ele estuda a educação musical já foi introduzida na grade de atividades curriculares.
É fundamental lembrar que nem todas as crianças vão querer aprender a tocar algum instrumento musical, fato que deve ser respeitado. Existem outras atividades que também são excelentes para os pequenos, como a prática de esportes, por exemplo. É só conhecer bem os gostos do filho para saber o que tem mais a cara dele.

Fonte:http://www.omo.com.br/

Já passaram por aqui...