sexta-feira

DICA DE LEITURA - por Helen Soares

A DOR DE CRESCER

Período de passagem, tempo de agitação e turbulências. Um fenômeno psicológico e social, que terá diferentes particularidades de acordo com o ambiente social e cultural. Do latim ad, que quer dizer para, e olescer, que significa crescer, mas também adoecer, enfermar. Todas essas definiçõ es, por mais verdadeiras que sejam, foram formuladas por adultos.

Adolescer dói” – dizem as psicanalistas (Margarete, Ana Maria e Yeda) – “porque é um período de grandes transformações. Há um sofrimento emocional com as mudanças biológicas e mentais que ocorrem nessa fase. É a morte da criança para o nascimento do adulto. Portanto, trata-se de uma passagem de perdas e ganhos e isso nem sempre é entendido pelos adultos.”

Margarete, Ana Maria e Yeda decidiram criar o “Ponto de Referência” exatamente para isso. Para facilitar a vida tanto dos adolescentes quanto das pessoas que os rodeiam, como pais e professores. “Estamos tentando resgatar o sentido da palavra diálogo” – enfatiza Yeda – “quando os dois falam, os dois ouvem sempre concordando um com o outro, nem sempre acatando. Nosso objetivo maior talvez seja o resgate da interlocução, com direito, inclusive, a interrupções.”

Frutos de uma educação autoritária, os pais de hoje se queixam de estar vivendo a tão alardeada ditadura dos filhos. Contrapondo o autoritarismo, muitos enveredaram pelo caminho da liberdade generalizada e essa tem sido a grande dúvida dos pais que procuram o “Ponto de Referência”: proibir ou permitir? “O que propomos aqui” – afirma Margarete – “é a consciência da liberdade. Nem o vale-tudo e nem a proibição total. Tivemos acesso a centros semelhantes ao nosso na Espanha e em Portugal, onde o setor público funciona bem e dá muito apoio a esse tipo de trabalho porque já descobriram a importância de uma adolescência vivida com um mínimo de equilíbrio. Já que o processo de passagem é inevitável, que ele seja feito com menos dor para todos os envolvidos.”

MIRTES, Helena. In: Estado de Minas, 16 junho de 1996.

quinta-feira

Dicas de estudos e Vídeos - Tia Isabela


Como Estudar
Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.
Uma boa dica é não deixar tudo para a véspera. De fato, não é fácil conseguir motivação hoje, e começar a estudar para uma prova que só será daqui a 2 semanas. Mas isso, é só uma questão de reeducação de hábitos. Experimente tirar 2 horas de seus dias, para estudar o conteúdo das aulas dadas naquele dia. Com o tempo, você terá mais facilidade em compreender e memorizar toda a matéria, e ainda sentirá uma queda no nível de stress das vésperas de prova, quando o conteúdo se acumula, e você não sabe nem por onde começar a estudar. Com essa metodologia, o menos vai virar mais. A matéria estará sempre fresca na sua cabeça, e estudando menos, você estará aprendendo mais.

Abaixo seguem mais algumas dicas, bastante interessantes.
Como ler bem
"Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas".        (Prof. Armando Zubizarreta).

Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, à primeira vista, de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparação exige dois pré-requisitos: prestar atenção e evitar a avidez. Devorar centenas de páginas não leva a nada.

Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranqüilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura.

Recomenda-se, em geral, que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso você pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorrendo a dicionários e enciclopédias. No entanto, não se deve interromper demais a leitura. Por isso, conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil.

Lembre-se sempre que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa aprender. A leitura, para ser mais produtiva, pode ser dividida em fases:
  • Faça um reconhecimento do texto para saber de que assunto trata. Mesmo no caso de romance é bom ter uma idéia do tema central.
  • Procure isolar as informações principais. Para isso, é bom sublinhar ou assinalar passagens.
  • Ao encontrar expressões especializadas, (de medicina, direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.
  • Procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor. Retome as informações essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber que relações existem entre elas.
Assim, você estará pronto para estabelecer suas próprias idéias sobre o texto. Mas lembre-se: o trabalho intelectual exige rigor. Por isso nunca é demais voltar ao texto, reler e aperfeiçoar a leitura.

Como educar a memória
Aprender é uma operação que não se resume a adquirir noções, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. Portanto, é imprescindível educar a memória. Logo após o estudo de algum ponto ou matéria, nota-se que o esquecimento também trabalha: a mente elimina noções dispensáveis. Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um jogo útil entre memória e esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso.

Para facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos aprendidos, basta proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo. Repetir é importante, mas não só: saber de cor nem sempre vai além de um papaguear mecânico. As técnicas psicológicas de memorização são complexas, mas podem ser utilizadas simplificadamente pelo estudante. Algumas indicações:
  • Ler mentalmente e compreender o assunto;
  • Reler em voz alta;
  • Concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, etc.;
  • Notar semelhanças, diferenças, relações;
  • Rrepetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais);
  • Fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a seqüência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas;
  • Nunca esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.

Como fazer uma redação
Comunicar, eis a principal finalidade de uma redação. Ou seja: dizer algo, por escrito, a alguém. Mas o quê? A primeira operação para redigir um tema é compreender corretamente o enunciado contido no título. Um exame cuidadoso do título proposto dá ao estudante a exata delimitação do assunto, permite-lhe perceber imediatamente como desenvolver o pensamento para não fugir do tema. E conduz ao segundo passo: fazer um esboço do que vai ser dito.

Há quem prefira esboçar o tema mentalmente. Nunca é demais, porém, tenha o cuidado de anotar o plano, de modo que seja fácil segui-lo depois. Fazer um esboço depende, é claro, do conhecimento do aluno. E até mesmo do assunto. Mas um macete infalível é o da divisão em três partes: introdução, desenvolvimento, conclusão. Começa-se por chamar a atenção do leitor para o assunto, digamos, "A descoberta do Brasil", falando sobre a situação de Portugal no século XV, o florescimento cultural, a Escola de Sagres e as técnicas de navegação ali aperfeiçoadas. É a introdução, que conduzirá ao desenvolvimento: a frota de Cabral, seus objetivos, a viagem e seus problemas, a chegada a Porto Seguro, a comunicação da descoberta. Conclui-se de modo a evidenciar a importância que foi atribuída ao fato, na época, podendo-se adiantar algo sobre o significado histórico que teria depois.

Na exposição de assunto científico ou de caráter interpretativo, é bom lembrar que o sistema é: antecipar o que se vai provar, provar o que se havia proposto e enunciar o que já se provou. Nunca deixar, também, de enumerar em estrita ordem alfabética, todas as fontes e toda a bibliografia utilizada para compor o trabalho. Depois de tudo escrito, a tarefa ainda não terminou. A redação feita em casa ou em classe deve ser revista. É preciso ver se foram utilizadas as palavras mais expressivas, se não há erros de grafia, se a pontuação foi bem feita. Não se exige de ninguém um texto literariamente perfeito, mas escrever corretamente é obrigação.

 

  Para todos os alunos com carinho! Tia Isabela (Belinha)

 Estudando  Matemática... BRINCANDO
História da Matemática

Tabuada Animada

Divisão Simples
 Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Augusto Cury
Bons estudos! Até!

segunda-feira

4° Ano - Educação Nutricional

Assunto – V MOCAC (Mostra de Ciências, Artes e Cultura – com
Tia Jane Kele


Assista os vídeos abaixo. 

O assunto abordado em cada vídeo será debatido em sala durante essa semana. Você aprende, fica informado e repassa informações para toda família.

Dica: reúna pais, irmãos e demais familiares para agregar conhecimento e participar mais ativamente de sua vida escolar.
 
É bom contarmos com a parceria dos pais, no incentivo e colaboração aos projetos pedagógicos onde os alunos aprendem na prática, a valorizar o conhecimento e a pesquisa.

sexta-feira

Recuperação. E agora??? (Texto adaptado)

Hoje as crianças e adolescentes se envolvem com diversas opções de atrativos e acabam se esquecendo das obrigações escolares. Quando as obrigações escolares não são cumpridas, o aluno compromete sua aprendizagem não conseguindo atingir uma média legal para passar de ano. Para muitos, a recuperação é castigo de professor e uma forma de prendê-los na escola, mas, na verdade a recuperação é uma chance de esclarecer dúvidas com o professor, aprender o que foi deixado passar e de ter uma nova avaliação a fim de poder passar de ano. É um momento de estudo específico para estudar somente as matérias que foram de difícil entendimento.

Já que você ficou em recuperação, agora é o momento certo de esforçar-se e aproveitar seu tempo livre para estudar. Peça ajuda aos seus pais ou responsáveis para auxiliá-lo nesse momento. É bom reservar um lugar tranquilo e deixar a mão todo o material necessário.
Algumas dicas para memorizar e aprender mais:
  • Esteja relaxado para começar os estudos, pois se estiver ansioso não conseguirá aprender;
  • Marque no texto as palavras que julga importante;
  • A cada seis minutos levante-se e fale com alguém ou tome um copo com água para relaxar e não sobrecarregar o cérebro;
  • Não se preocupe em memorizar, apenas leia e circule palavras importantes;
  • Pare a cada meia-hora e relaxe;
  • Volte aos estudos lendo as palavras circuladas;
  • Faça uma espécie de mapa e cole na mesa ou na parede;
  • Sempre passe pelo mapa e dê uma olhada;
  • Estude somente duas horas, pois o cérebro sobrecarregado não funciona tão bem;
  • Se necessário for estudar mais de duas horas, pare por 15 minutos e tome um suco, converse e relaxe.
Fonte:http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/search?updated-max=2011-02-24T21%3A18%3A00-03%3A00&max-results=10

Aos pais: 
  • Estabeleça um horário fixo para que seu filho estude todos os dias.
  • Tente descobrir o que está dificultando o aprendizado dele. Converse com Diretores e Coordenadores e o mais importante, mantenha o diálogo diário com seu filho.
  • Restrinja o uso da TV, Internet e videogame.
  • Se o seu filho ficou em recuperação, ajude-o. Participe com mais assiduidade da vida escolar dele para que no próximo bimestre esse momento não se repita.
Um ótimo final de semana. Até!

3° Ano - Aprendendo sobre DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

DESPERDÍCIO - No Brasil, o desperdício de alimentos é muito grande. Os problemas começam nas plantações e prosseguem nos supermercados, barracas de feiras livres e até nas residências. Daí a importância de programas como o SESI Cozinha Brasil, que vêem para reeducar a população para que se evite o desperdício. Veja alguns números:

- 13,921 milhões de pessoas passaram fome em 2004;
- 6,5% dos domicílios brasileiros residem pessoas com insegurança alimentar;
- 11 milhões a 16 milhões de toneladas de grãos desperdiçados seriam suficientes para alimentar melhor 18 milhões de famílias;
- 37 quilos de hortaliças são desperdiçados por pessoa a cada ano;
- 4 bilhões de reais é o que representam, em termos financeiros, as perdas com alimentos no país.


  • Assista o vídeo e escreva um comentário dando sua opinião sobre o desperdício de alimentos.  
O assunto será discutido em sala.

quinta-feira

5° Ano - TESTANDO CONHECIMENTO NAS AULAS DE TIA PATRÍCIA

Atividade de Geografia: Regiões do Brasil.

Observe o mapa e responda corretamente as perguntas em seu caderno.
Faremos correção no dia 04/10/11.

  1. Quais são os nomes das Regiões Brasileiras?
  2. O retângulo vermelho refere-se a que importante área do Brasil?
  3. Qual é a Região Brasileira que possuí a menor quantidade de estados?
  4. Qual é a Região Brasileira que possuí a maior quantidade de estados?
  5. Qual é a Região Brasileira que possuí a maior área em quilômetros quadrados?
Obs: Esta atividade poderá, também, ser respondida de forma interativa (não deixe de trazer as respostas em seu caderno) - no endereço


BRINCANDO E APRENDENDO
 Acesse os links abaixo e teste seus conhecimentos:

Comentaremos em sala.
Até.

As Grandes Plantações de Café

O café é cultivado na África, Vietnã e Indonásia. Mas é principalmente na América do Sul, no Brasil e na Colômbia, que sua produção é maior. No Brasil, ele chegou há muitos e muitos anos, vindo da Guiana Francesa.
O café desenvolveu-se muito bem no clima do Brasil. As maiores plantações estão nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná.
  • Observe as imagens sobre a produção de café.
  • Em seguida um desafio: Produza um texto em seu caderno a partir das imagens observadas.
  • Texto deverá ser apresentado dia 19/09.

Fonte: Porta Aberta, 5° ano - A produção do café

Até! Tenha uma ótima tarde  

Já passaram por aqui...