sexta-feira

Os alunos dos 4° Anos A e B realizaram em nossa escola plantação da mini horta que será usada em nosso projeto "Nada se perde, tudo se transforma" da V MOCAC - Vida e Cidadania, com o objetivo de mostrar aos alunos a importância dos alimentos para uma vida saudável.

















Os alunos dos 3° Anos A e B visitaram a Casa Ecoeficiente, para aprimorar os conhecimentos da V MOCAC - Vida e Cidadania.
Tiveram como ministrante o Professor Gilbran que fez uma excelente aula e foi bastante prestativo com as crianças.
























terça-feira

3° Ano - Estudando para a V MOCAC.


A água é um dos principais elementos da natureza. Sem ela, não poderia haver vida no planeta. Conhecer melhor suas características e funções ajuda a compreender sua importância e, principalmente em tempos de desperdício, a conservá-la para que nunca falte. Veja algumas informações sobre a água e descubra como é importante conservá-la.
Se todo o gelo das calotas polares derretesse, nos pólos norte e sul, ¼  da Terra ficaria alagada?
Segundo o Conselho Mundial de Água, 1,4 bilhão de pessoas sofrem com falta de água potável em todo o mundo?
E ... ¾  da superfície do planeta Terra é formado por água, mas apenas 2,7% pode ser consumida? A água potável do planeta está distribuída da seguinte maneira: 0,01% nos rios, 0,35%, nos lagos e nos pântanos e 2,34%, nos pólos (icebergs e geleiras). O Brasil tem 13,7% de toda a água doce do planeta. Destes, 80% está na Bacia Amazônica.

Vamos economizar! Práticas do dia-a-dia podem desperdiçar muita água. Fique ligado nestas informações para evitar a perda desnecessária:
 ·        Deixar a torneira aberta enquanto você escova os dentes pode gastar 80 litros.
·         Um banho de 15 minutos em chuveiro elétrico consome 144 litros.
·         Para regar o jardim com torneira aberta por 10 minutos, são gastos 186 litros.
·         Lavar o carro com torneira aberta durante 30 minutos consome 216 litros.
·         Lavar a calçada durante 15 minutos exige 280 litros.

FONTE: http://www.topgameskids.com.br/artigos-view/637-fonte-de-vida.html

sexta-feira

ALMAS PERFUMADAS
(Carlos Drummond de Andrade)

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri. Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça. Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher. O tempo é outro. E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver. Tem gente que tem cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul. Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis. Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo. Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso.Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel. Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra. Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza. Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso panda. Tocando com os olhos os olhos da paz. Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração. Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim. Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. Pulsa em outro lugar. Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos, Deus está conosco, juntinho ao nosso lado. E a gente ri grande que nem menino arteiro. Tem gente como você que nem percebe como tem a alma perfumada! E que esse perfume é dom de Deus.

 
Aqueles que nos guiam nas linhas do saber, o nosso agradecimento. Parabéns PROFESSOR! 
A todas as crianças um dia muito feliz, acolhedor e contagiante. 
Nossa homenagem também à Campina Grande pelos seus 147 anos de conquistas.

quarta-feira

Dica de Leitura 2 - por Helen Soares

Clique na imagem para melhor visualização
Clique na imagem para melhor visualização
Clique na imagem para melhor visualização

Fonte: Revista Ciência & Vida-Psique, Ano VI, n° 68.

Ótima leitura!

Já passaram por aqui...