sexta-feira

ORIGEM DO DIA DAS MÃES
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi há 96 anos atrás que uma menina chamada Anna Jarvis, depois da sua mãe ter morrido, começou um movimento para criar um dia em que todas as crianças pudessem homenagear as suas mães.
Anna queria, sobretudo, homenagear a sua própria mãe, Anna Marie Reeves Jarvis.
Anna Marie Jarvis – mãe de Anna – tinha um sonho: a criação de um dia especial para honrar todas as mães do mundo. Contudo, ela morreu antes de conseguir isso. Então, Anne resolveu terminar o trabalho que a sua mãe tinha começado.
Três anos depois da morte de sua mãe, no dia 10 de Maio de 1908, Anna conseguiu que fosse celebrado o primeiro Dia da Mães! Em pouco tempo, esta data começou a ser comemorada em todo o mundo! Anne passou grande parte da sua vida a explicar às pessoas a importância de respeitar e dignificar as mães. Na sua opinião, as pessoas não agradecem o amor que recebem das suas mães. Anne acreditava que "O amor de uma mãe é diariamente novo".
Aqui no Brasil O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Texto compilado das seguintes fontes:
http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto026.shtml
http://traquinicesdosmiudos.blogspot.com/

É só pensar em você
Que muda o dia
Minha alegria dá pra ver
Não dá pra esconder…

Hoje as mamães foram homenageadas por seus filhos, com uma linda apresentação.


Nem quero pensar se é certo querer
O que vou lhe dizer
Um beijo seu
E eu vou só pensar em você
Se a chuva cai e o sol não sai
Penso em você…

vontade de viver mais
Em paz com o mundo e comigo
Se a chuva cai e o sol não sai
Penso em você
Vontade de viver mais
Em paz com o mundo e consigo.

Trechos da música Pensar em Você de Chico César

MÃE, MAMÃE, MÃEZINHA, MAINHA … não importa a forma de chamar, importa hoje, amanhã, domingo e todos os dias, que você aproveite cada milésimo de segundo quando estiver ao lado dela para demonstrar o seu amor. Abrace, beije, declare-se para essa pessoa que é tão especial em sua vida.

Parabéns a você Mãe!

Um comentário:

  1. ooieee
    adorámos vos receber no nosso cantinho, gostámos muito das vossas actividades, vamos passar mais vezes po cá.
    Beijinhos grandes
    Ana Cristina e Curiosos à Vista

    ResponderExcluir

Seu comentário nos ajuda a melhorar cada vez mais!

Já passaram por aqui...